Buscar

A EMPRESA

HISTÓRIA

A Melotintas, fundada em 1986, é uma empresa 100% goiana que atua na comercialização de tintas imobiliárias e automotivas, acessórios para pintura, impermeabilizantes, produtos para tratamento de madeira, produtos e efeitos para decoração, artigos e ferramentas para o lar, argamassas, rejuntes e materiais para construção em geral.

É uma empresa administrada por seus sócios que, juntos ultrapassam 100 anos de atuação no segmento e 4.000 horas de formação em gestão.

É a rede com o maior número de lojas na região metropolitana de Goiânia e seus diferenciais são o atendimento consultivo, oferecida pela equipe de vendedores capacitados a oferecer as melhores soluções, grande variedade de marcas e opções e agilidade nas entregas.

Além das lojas físicas o cliente pode comprar também pela Loja Online, Televendas ou WhatsApp.

QUALIDADE

Nós focamos em oferecer serviços e produtos que garantem um alto grau de qualidade e satisfação ao cliente. Comercializamos produtos responsáveis (tintas certificadas/Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, de baixo VOC/teor de solventes orgânicos voláteis, produtos ecológicos).

CLIENTES

Os clientes, pintores, arquitetos, designers de interiores, engenheiros e profissionais do setor são os verdadeiros patrões e o objetivo é a preferência pelos produtos e serviços da Melotintas. São eles que garantem a remuneração pelo trabalho concretizado. Através das pesquisas do pós-venda ouvimos os clientes e inovamos nossos processos buscando aumentar a satisfação.

HONESTIDADE

O combate à corrupção, à quebra de procedimentos, ao descumprimento da legislação e a sonegação norteiam nossas atividades. A honestidade, integridade, a ética, a autenticidade e a confiabilidade orientam nossas ações nas relações com trabalhadores, clientes, arquitetos, pintores, fornecedores, concorrentes e com integrantes do poder público. Compramos com Nota. Emitimos sempre nota fiscal e pagamos todos os impostos. Não possuímos “Caixa 2”. Nós fazemos a nossa parte para um Brasil melhor.

LUCRO

É a garantia do contínuo crescimento da Melotintas e do sistema de meritocracia, e fonte de remuneração de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na empresa. Acreditamos que somente se pudermos obter um bom retorno a empresa poderá satisfazer os clientes de maneira sustentável.

RESPEITO AO OUTRO

Diversidade, respeito às pessoas, igualdade de oportunidades e não discriminação. Humanismo, escuta, consideração, adaptação ao local e respeito às diferenças.

SIMPLICIDADE

Bom convívio, proximidade, humildade. Troca, receptividade, abertura. Empatia, comunicação e reconhecimento.

MISSÃO

Proporcionar soluções duradouras em pintura possibilitando a valorização de seu lar.

VISÃO

Ser referência no segmento varejista de tintas, com ética e honestidade, aperfeiçoando continuamente toda a gente Melotintas.

MARCA

A Melotintas possui um Manual de uso de Identidade visual que está disponível para consulta. Este Manual é constituído de padrões a serem utilizados em benefício da consolidação da imagem da empresa eliminando soluções improvisadas que podem comprometer a nossa marca. Nossas marcas são registradas no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

SUSTENTABILIDADE

Nós promovemos a coleta seletiva de lixo (plástico, papelão e embalagens metálicas), além de economia e uso de energia limpa vinda de usina fotovoltaica, economia de água e papel, e destino correto aos resíduos químicos.

Com o intuito de conservar o meio ambiente, a Melotintas preza que seus trabalhadores deem destino correto ao lixo;

Nós estimulamos o consumo de produtos que minimizem danos ao meio ambiente e resguardem a saúde dos profissionais de pintura, como tintas à base de água e com baixa emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC).

Para nós, a comunicação com nossos públicos de interesse é fundamental e deve estar em constante evolução e melhoria. Conhecer as necessidades e as expectativas de nossos trabalhadores, terceirizados, pintores, arquitetos, engenheiros, designers de interiores, clientes e fornecedores faz parte de nossa estratégia e é primordial para o continuo aprimoramento de nossas ações voltadas à sustentabilidade.

Em 2018 fizemos uma pesquisa de sustentabilidade, envolvendo as partes interessadas do nosso negócio. Entre os temas levantados, validamos 18 assuntos considerados de grande relevância para a Melotintas, considerando os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Os temas sociais mais relevantes para a Melotintas são: Saúde & Segurança no Trabalho, atração e retenção de talentos, desenvolvimento humano (capacitação, treinamento e educação), combate à corrupção, à quebra de procedimentos, ao descumprimento da legislação e a sonegação. Transparência e Gestão da Ética; Diversidade, respeito às pessoas, igualdade de oportunidades e não discriminação;

Os temas ambientais mais relevantes para a Melotintas são: uso de água, consumo de energia, uso de recursos (sacolas plásticas, copos descartáveis, papéis, etc.), gestão de resíduos, coleta seletiva e destinação dos materiais (plásticos, papelão, latas, etc.), transporte, prevenção da poluição e qualidade do ar (entrega, desligamento do motor durante o descarregamento, manutenção, etc.); Comercialização de produtos de qualidade e responsáveis (tintas certificadas, baixo VOC, esmaltes, vernizes e tintas automotivas base água, tintas emborrachadas para redução de temperatura e ruído, produtos ecológicos, etc.

Os temas econômicos mais relevantes para a Melotintas são: relacionamento com o cliente, pintor, arquiteto, engenheiro e outros profissionais do setor, gestão de fornecedores, inadimplência, lucratividade e sistema de custeio variável baseado em margem líquida, receita de vendas, fluxo de caixa e prazo de venda e compra, despesas fixas.

O processo de definição dos temas considerou as expectativas de nossos trabalhadores, fornecedores e clientes. Foram convidados para responder a pesquisa 216 pessoas entre trabalhadores, diretoria, terceirizados, pintores, arquitetos, fornecedores e demais clientes. 39 pessoas responderam à pesquisa e 2 respostas foram descartadas. Foram consideradas válidas 37 respostas.

A matriz de materialidade consiste em priorizar os temas importantes para os públicos de interesse bem como para os acionistas do negócio. Dos 18 temas, 4 foram considerados de maior relevância: combate à corrupção, desenvolvimento humano, lucratividade e relacionamento com clientes.

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA PROFISSIONAL

O Código de Ética da Melotintas é o nosso compromisso com uma atuação responsável, ética, transparente e de respeito entre nossos profissionais e com fornecedores, clientes, pintores arquitetos e concorrentes.